O lançamento terá lugar no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, que está celebra
Mussá Baldé, jornalista, produtor de conteúdos audiovisuais e poeta lança no dia 21 de dezembro de 2024 o seu 2º álbum de poemas em kriol com o título genérico: “Guiné i ninki nanka, Fankanta di Mussá Baldé”.
O lançamento terá lugar no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, que está celebrando os 20 anos de reabertura ao público daquela que é a mais emblemática sala de espetáculos na República da Guiné-Bissau.
“Guiné i ninki nanka, Fankanta di Mussá Baldé” é o segundo trabalho de Mussá Baldé, após o álbum “Kriol Tem Li” lançado em fevereiro de 2020, em formato áudio.
Neste novo opus, Mussá Baldé, que é o correspondente dos serviços em língua portuguesa da RFI e jornalista da Lusa – Agencia de Noticias de Portugal – navega entre os valores da guineendadi, da importância da unidade na diversidade entre os povos que compõem a Guiné-Bissau, rende um tributo à cidade de Bissau e ainda conclama a beleza da mulher guineense.
Tudo isso é dito pelo próprio Mussá Baldé com recurso a expressões idiomáticas do vernáculo do kriol guineense, muitas das quais já em completo desuso ou desconhecimento das novas gerações de guineenses.
O álbum “Guiné i ninki nanka, Fankanta di Mussá Baldé” conta com 10 temas originais.
É o primeiro álbum de poemas em kriol em formato vídeo alguma vez publicado na Guiné-Bissau.
Mussá Baldé é autor do célebre poema Clara di Sabura que o próprio adaptou, em 2011, para um filme homónimo bastante popular entre os guineenses.
A produção da obra de Mussá Baldé é assegurada pela Katumbi Produções Audiovisuais – dona da Katumbi TV, televisão online criada pelo próprio.
Os figurantes nos vídeos que dão corpo aos poemas são atores e atrizes que trabalham na Katumbi TV.