Concertos francófonos de Ramiro Naka em escolas públicas de Bissau

Com o intuito de reforçar a presença do idioma francês nas escolas públicas de Bissau, o CCFBG organiza duas apresentações de Ramiro Naka, ambas gratuitas, com o apoio da Organisation Internationale da Francophonie.

A primeira acontecerá na Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende na quinta-feira, 21 de Março às 9h30. O músico ira interpretar músicas e contar historias para crianças da primeira à quarta série. Nesta ocasião os alunos da Escola Salvador Allende irão receber a visita dum grupo de alunos francófonos da Escola Francesa vizinha.

A segundo apresentação será dirigida aos adolescentes do Liceu Rui Barcelos e acontecerá na sexta-feira 22 de Março às 17h. Para estes alunos, que já aprendem o idioma francês, Ramiro Naka irá interpretar os seus Petits mots Francais. O concerto mistura francês, português e crioulo e permite aprender algumas palavras francesas e receber preciosos conselhos de vida!

Biografia de Ramiro Naka

Digno filho da sua terra natal, a Guiné-Bissau, Ramiro Naka cria a sua música a partir de diversos e dos mais variados géneros musicais tais como percussões, fado, samba e salsa, reunidos à volta de um mesmo estilo: o Gumbé, um ritmo inicialmente tocado com grandes tambores, mas que é também uma dança enérgica contagiosa.

Ramiro Naka qualifica os guineenses de “Latinos da África” pelo facto da língua portuguesa ser falada na Guiné-Bissau há mais de cinco séculos. A música guineense é, pois, uma eclética mistura de tradições africanas, da herança colonial portuguesa, da fraternidade brasileira e do parentesco caribenho. Ramiro, não conseguindo fazer uma escolha entre a música afro e a lusófona, propõe uma música inspirada no Fado, na Rumba e na Salsa, conservando no entanto a força da tradição africana.

Tchon Tchoman ( Meu Pais me chamou )

Vivendo atualmente na Guiné-Bissau, Ramiro NAKA soube partilhar, durante a sua ausência do país, a cultura do seu país com o público europeu.
O seu apego ao Gumbé é bem visível através dos seus álbuns, que constituem uma verdadeira homenagem a esse estilo que se tornou indissociável da sua carreira. Autor, compositor, intérprete, ator, contador ou pintor naif, Ramiro Naka é um artista interventivo multifacetado atento à causa e à cultura bissau-guineenses, o que lhe valeu o título de Nhu Rey DgumBlusKreol. Com nada menos de uma dezena de álbuns editados, apresenta agora o seu último trabalho nova édicao Nakasadarte ProDist/ 2014 “Gumbé blues Kréol”

Do mesmo autor:

·         Le meilleur de Naka n°2

·         Renascimento (melodia)

·         Pó di sangui (melodia) ator principal do filme. Competição oficial de Cannes 1996. DVD Films sans fronteires.

·         Les tam-tams noirs (Night & Day)

·         Salvador (Mango Island)

·         Africa Pop (Koka Media)

·         “Kali e a cabaça”, livro de contos para crianças, escrito e ilustrado por Ramiro Naka. Edições NOUIGA, março de 2008 (em português e francês)

·         Canções relacionadas com a história de” Kali e a cabaça”

COMO NASCEU O BLUES CRIOULO ?

Ouvi um dia um músico branco a tocar alguns acordes de viola e que me disse serem os primeiros mostrados ao mundo por um músico negro. Fora o seu avô que lhos ensinara. “Brincando” com essas notas, acabei por compor as minhas melodias e com o coração triste as letras do blues crioulo, cantando assim a negritude. Ser branco ou permanecer negro, entre os dois o crioulo. Quem é que não se quer recordar da escravatura? Quem escreveu a música que diz que duas negras valem uma branca? Quem criou as classes sociais? Porque se exige do negro sempre mais competência? Quem se lembra da escravatura é capaz de ver os escravos modernos. Quem vê a cooperação vê a sociedade moderna?

N’gumb mais Blus mais historia da raça Kreola e igual GumBlusKreol

diz Nhu Rey D’gumBlusKreol Ramiro NAKA.

Asso/ NAKASADARTE LUSOFONA

Présentent

Tour de Rey D’GumBluskrel

RAMIRO NAKA  & Afro Gumbe Show

< Click ici > http://youtu.be/vt3RwgM_A5w

ProDis/Mang/Tel : +33 (0) 6 13 41 40 31

E-mail : nakasadarte@gmail.com Site : http://association-nakasadarte.org

🤞 Receba a nossa newsletter!

Não enviamos spam. Confira a nossa politica de privacidade aqui: https://www.ccfbg.net/index.php/politica-de-privacidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *