Lançamento do livro “Trilogia da Padjigada” de Abdulai Sila, Quinta-feira, 25 de Maio, 18h

TRILOGIA DA PADJIGADA
Quinta-feira, 25 de Maio, 18h
Autor: Abdulai Sila
Apresentadora: Helena Neves
Local: CCFBG
No âmbito da MOAC BISS

Sinopse:
Trilogia de Padjigada
A partir do quotidiano de cidadãos comuns, mulheres e homens, habitantes de localidades no interior do país, tecem-se tramas que põem em relevo as suas aspirações, desafios, antagonismos, amores e dissabores. Entre a tradição e a modernidade, a vida acontece ao ritmo da luta pela superação das dificuldades, dos medos, da preservação de direitos adquiridos e da consolidação da emancipação. Ora tragédia, ora comédia, procura-se através de diálogos simples e impactantes revelar, em cada uma das três peças, o significado do amor, o valor da sabedoria, o peso da cumplicidade, a relevância do poder e o sentido da liberdade. O universo dos homens, marcado pelos desafios decorrentes do questionamento dos valores tradicionais que lhes atribuíam autoridade inquestionável privilégios especiais, é o pano de fundo da trama da primeira peça, Abota.

Em Um dia memorável o foco é posto no mundo das mulheres, na sua luta diária pela conquista de um lugar ao sol, passando pela consolidação das conquistas sociais e políticas obtidas como resultado do processo de democratização do país.

Finalmente, os dois mundos fundem-se, trazendo à tona a estratégia de uns e a resiliência de outras, na procura de um sentido para a vida no âmbito de um conflito latente e abrangente entre a tradição e a contemporaneidade. As divergências agudizam-se, a intriga e a sabotagem conduzem ao recurso àquilo que nos meios políticos e militares ficou conhecido como Quinta coluna.
É a padjigada.

O autor: ABDULAI SILÁ (Catió, 1958), é autor de quatro romances e oito peças de teatro, tendo algumas das suas obras publicadas em países como Brasil, França, Alemanha, Inglaterra e Itália. É co-fundador da primeira editora privada do país, a Ku Si Mon Editora (1994). Foi Presidente da Associação de Escritores da Guiné-Bissau e do Centro PEN da Guiné-Bissau, instituições de que é igualmente co-fundador. O seu envolvimento na promoção da literatura e da literacia quer como autor, editor ou simples ativista tem merecido um reconhecimento crescente. Em 2013 foi condecorado pelo Estado francês, que o nomeou “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres”.

🤞 Receba a nossa newsletter!

Não enviamos spam. Confira a nossa politica de privacidade aqui: https://www.ccfbg.net/index.php/politica-de-privacidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *